Jungle Speed - Asmodee Editions

Um jogo de Thomas Vuarchex e Pierrick Yakovenko para 3 a 15 jogadores, a partir dos 7 anos.

Material do Jogo
80 Cartas
1 Totem
1 Saco

Objectivo do Jogo
Os jogadores devem tentar desfazer-se do seu monte de cartas o mais rápido possível.

Preparação
Posicionar o Totem no meio da mesa. Baralhar as 80 cartas, com a face virada para baixo. Distribuir as cartas pelos jogadores o mais uniforme possível. Cada jogador pega no seu monte de cartas com a face virada para baixo e posiciona-o à sua frente em cima da mesa (a sua área de jogo).


Modo de Jogar
Joga-se no sentido dos ponteiros do relógio. Cada jogador, no seu turno, vira a primeira carta do seu monte de cartas com a face virada para baixo, e coloca essa carta com face para cima ao lado do seu monte. No turno seguinte, volta a virar outra carta que posiciona em cima da anterior (com a face virada para cima), formando um monte de cartas com a face para cima. Cada jogador só faz uso de uma das suas mãos, a outra não nunca é usada. Os jogadores viram sempre as suas cartas de modo a que sejam os outros jogadores a serem os primeiros a visualizar o símbolo que está na face da carta.

• Duelo
Sempre que as cartas de dois jogadores posicionadas nos respectivos montes de cartas com a face virada para cima apresentarem símbolos iguais, independentemente da sua cor, tem inicio um duelo.
Os dois jogadores em duelo tentam agarrar de imediato o Totem.
Aquele que conseguir agarrar o Totem é o vencedor do duelo.
O jogador que perdeu o duelo fica com todas as cartas que o seu adversário do duelo tenha com a face virada para cima (monte das cartas viradas para cima), as suas próprias cartas viradas para cima e as possíveis cartas que possam estar no meio da mesa (ver a seguir) e posiciona esse conjunto de cartas debaixo do seu monte de cartas com a face virada para baixo.
Após um duelo, o jogo prossegue normalmente, sendo o primeiro jogador a jogar, aquele que perdeu o duelo.
A seguir a uma carta especial (ver mais à frente), vários jogadores vão poder participar num duelo. O primeiro que agarrar o Totem ganha.
Importante: Algumas cartas podem parecer idênticas, mas existem pequenas diferenças, que as tornam distintas.

Regra anti-motim: quando duas pessoas agarram o Totem ao mesmo tempo, ganha aquele que tem mais dedos a agarrá-lo. Em caso de empate, ganha quem tiver agarrado o Totem mais abaixo.

• Cartas no meio da mesa
Sempre que o Totem caia e não se consegue determinar quem foi o responsável pela queda, por exemplo durante um duelo, todas as cartas que estejam com a face virada para cima, são posicionadas no meio da mesa por debaixo do Totem.

• Penalidades
Se um jogador agarrar o Totem indevidamente, é obrigado a recolher todas as cartas que estejam, com a face virada para cima, na mesa: os montes de cartas com a face para cima de todos os jogadores e as cartas que possam estar no meio da mesa por debaixo do Totem. Esta penalização aplica-se se um jogador deixar cair o Totem.

• Receber cartas
Sempre que um jogador recolher cartas, posiciona-as com a face para baixo no fundo do seu monte de cartas com a face virada para baixo. Se mais do que um jogador perder, por exemplo se vários jogadores não se aperceberem de uma coincidência de cartas e não agarrarem o Totem, o vencedor pode decidir como distribuir as cartas entre os perdedores.

Cartas Especiais
As cartas especiais não provocam duelos, mas originam ligeiras alterações às regras do jogo.

Carta “Setas a apontar para fora”
Todos os jogadores viram a carta que está em cima do seu monte (com a face para baixo) ao mesmo tempo. Se os símbolos forem iguais de imediato acontece um duelo. Caso contrário, o jogador que virou a carta com as “Setas a apontar para fora” contínua a jogar.
Nota: Podem contar “um, dois, três!” para garantir que todos viram as suas cartas ao mesmo tempo.

Carta “Setas a apontar para dentro”
Todos os jogadores tentam agarrar o Totem. O primeiro a fazê-lo posiciona no meio da mesa, o seu monte de cartas viradas para cima e de seguida começa uma nova ronda.

Carta “Setas Coloridas”
A partir desse momento os duelos já não são mais provocados por símbolos iguais, passando a ser originados por cores iguais. Isso significa que um duelo pode ser provocado de imediato.
O efeito desta carta é cancelado (isto é, os duelos passam novamente a ser provocados por símbolos iguais), logo que aconteça uma das seguintes situações:
• O Totem cai
• Comece um duelo
• Seja virada outra carta especial

• Regras especiais
Se uma carta “Setas a apontar para fora” provocar:
Que uma nova carta “Setas a apontar para fora” seja virada para cima, esta carta tem o efeito normal, a não ser que aconteça simultaneamente um duelo.

Que uma carta “Setas a apontar para dentro” seja virada para cima, e um duelo acontece ao mesmo tempo, o jogador que agarrar o Totem, decide em primeiro lugar qual das consequências escolhe:
» Deixar que o resultado do duelo prevaleça e o perdedor fica com todas as cartas (consultar duelo).
» Deixar que a regra de cartão especial funcione, isto é, o vencedor posiciona as suas cartas viradas para cima no meio da mesa – consultar a carta “Setas a apontar para dentro”

• Se diversos duelos são iniciados ao mesmo tempo, o jogador que agarrou o Totem em primeiro lugar ganha o duelo e não é necessário executar os outros duelos.

Fim do Jogo

Quando um jogador virar para cima a sua última carta, fica a aguardar enquanto os restantes jogadores continuam a jogar. Um jogador não ganha enquanto tiver à sua frente o seu monte de cartas com a face virada para cima. Quando o jogador conseguir livrar-se do seu monte de cartas com a face virada para cima, é de imediato declarado como o vencedor do jogo.

Situações Especiais
Se a última carta a ser virada para cima for uma carta especial “Setas a apontar para dentro” e o jogador não conseguir agarrar o Totem, tem de recolher todas as cartas viradas para cima, as do Totem e o jogo continua.

Se a última carta a ser virada for uma carta especial “Setas a apontar para fora”, o jogador ganha de imediato o jogo, colocando a suas cartas por debaixo do Totem.

Se a última carta a ser virada for uma carta especial “Setas coloridas”, o jogador tem que recolher todas as cartas viradas para cima e a ronda continua. A carta “setas coloridas” não tem efeito neste caso.


O Jungle Speed é um óptimo jogo para levar dentro da nossa mala das férias. É um jogo com regras simples, fáceis de compreender e muito divertido. Além disso, ocupa muito pouco espaço na nossa mala e pode ser jogado em qualquer lugar, mesmo na praia (desde que não esteja muito vento).
O Jungle Speed pode ser jogado por 2 a 15 jogadores. Tem regras especiais para dois e três jogadores. No entanto, para que se possa desfrutar de todo o divertimento que este jogo proporciona, deve ser jogado pelo menos por 4 jogadores.
O Jungle Speed requer muita atenção às cartas que vão sendo jogadas. As cartas têm desenhos muito parecidos, mas há pequenos pormenores que as tornam diferentes. Por vezes os jogadores na ânsia de ganhar são levados em erro, pensando que estão perante um duelo e apoderam-se do totem indevidamente, originando uma penalização nada desejada.
Há que ter uma boa coordenação motora, uma vez que só podemos utilizar uma das nossas mãos para jogar. Isto é, a mão que utilizamos para virar as cartas é a mesma que pode tentar agarrar o totem.
Para evitar arranhões nas mãos dos jogadores, é aconselhável que antes de jogar o jogo, as unhas estejam cortadas. Depressa vão perceber isso quando disputarem um duelo.
Depois do Pignus Mania, o Jugle Speed é mais um jogo que aconselhamos para estas férias.


Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









4
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,7


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Paulo Santos
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