Risk (Revised Edition) - Hasbro/Parker Brothers

Um jogo de Rob Daviau para 3 a 5 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 90 minutos.

Conteúdo
- Tabuleiro do Jogo
Está dividido em 42 territórios que estão agrupados em continentes: América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália. Alguns territórios são adjacentes, o que significa que partilham uma fronteira ou têm um mar que os liga.
-7 Dados
São utilizados quando se ataca ou defende territórios.
- 42 Cartas
Existe uma carta para cada território no tabuleiro. Cada carta tem o nome e a imagem de um território e 1 ou 2 estrelas.
- 5 Conjunto de Exércitos
Os exércitos são representados por duas setas diferentes, a mais pequena representa 1 exército e a maior 3 exércitos.
- 15 Cidades
As cidades serão colocadas no tabuleiro de jogo. O número de cidades que controlas é adicionado ao número de territórios que controlas aquando do recrutamento de exércitos, e também são importantes para cumprir com alguns dos objectivos.
- 5 Capitais
Cada jogador terá uma capital posicionada num dos seus territórios e é importante ter o seu controlo.
- Folha de peças

Objectivo
Ser o primeiro jogador a completar 3 objectivos e controlar a sua capital.
Os objectivos são objectivos militares que os jogadores vão tentar alcançar.

No teu Turno
1 Recrutar Exércitos
2 Atacar os teus inimigos
3 Recolher 1 Objectivo e o Prémio correspondente (se tiveres direito a eles)
4 Movimentar os teus exércitos e retirar uma carta (se tiveres direito a ela).

Ganhar
Ganha o jogo o jogador que no final da sua jogada tiver 3 objectivos e controlar a sua capital.




As novidades do jogo são várias, algumas das quais interessantes. Os exércitos são representados por setas, ao estilo dos esquemas dos planos militares. Temos cidades e capitais, que são importantes para o recrutamento de novos exércitos.
Há dois tipos de objectivos: maiores e menores, os quais são posicionados no tabuleiro do jogo á vista de todos. Existem prémios que são posicionados por cima das peças de objectivos. São vários os prémios que nos podem ajudar, por exemplo, dar um dado extra para atacar ou defender.
Relativamente aos combates, não existe qualquer alteração ou novidade.
A novidade mais significativa e que salta mais à vista, são as regras do jogo, que são apresentadas de uma forma muito original, simulando uma pasta de ordens militares com as estratégias de combate. Este formato original facilita a consulta e a compreensão das regras do jogo, principalmente aos jogadores que nunca jogaram este Best-seller dos jogos de tabuleiro.
É interessante observar como nas últimas décadas este jogo tem vindo a sofrer várias mutações e versões. Ainda tenho na minha colecção a versão Portuguesa da Majora.
Os materiais continuam a ser de boa qualidade, imagem de marca da Hasbro/Parker.
Quem nunca jogou o Risco, é uma boa versão para ter o seu primeiro contacto com o jogo. Quem já conhece e é fã deste jogo, vai gostar desta nova versão, uma vez que o tabuleiro se transforma num autêntico esquema de planeamento militar, graças às setas que simulam os exércitos.
Quem estava à espera de grandes alterações vai ficar um pouco frustrado.
Já não jogava o Risco á muito tempo e gostei muito de voltar a jogá-lo. Fez-me relembrar “velhos tempos” em que fazia grandes sessões, quase diárias, com os meus amigos.
Tenta aproveitar os descontos que a Hasbro/Parker costuma fazer nas várias campanhas que faz ao longo do ano para adquirir este jogo.
Nota muito positiva para a caixa do jogo que acomoda todos os componentes em compartimentos individuais, com especial destaque para os dados que são posicionados em pequenos compartimentos individuais.
Nesta versão, com as cidades e as capitais, o jogo tem mais estratégia do que nas anteriores versões.
Os objectivos são expostos no tabuleiro do jogo, são do conhecimento de todos, nada de cartas escondidas e os prémios que oferecem obrigam a planear e a pensar bem naquilo que vamos querer fazer.
É uma evolução agradável do jogo. É mais do que um simples facelift.


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









5
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









6
Apreciação Global6,9


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Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

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